Etiquetas

sábado, 17 de maio de 2014

Pão de Ciabatta com Sal Marinho e Alecrim



                                                                     Fonte das Imagens: Ruth Ferraz


Depois de cinco tentativas consegui fazer este delicioso Pão de Ciabatta. Você pode fazer só a metade a receita para experimentar. O dificil é preservar as bolhas da massa quando se muda de recipentes. Tenho certeza que depois que você acertar vai se deliciar com esta pão italiano. Não desista, persista, a perfeição vem com a pratica.

Ingredientes:

  • 500 g farinha de trigo para pão
  • 450 ml água
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colher de chá de fermento biológico seco
  • azeite de oliva e mais para untar
  • Sal marinho e Alecrim a gosto 

Modo de Fazer:
  1. Separe duas tigelas medias
  2. Em um jigela misture a farinha e o sal
  3. Dissolva o fermento em 1/2 xicara de  água ligeiramente morna e deixe descansar por alguns minutos até formar um pelicula branca.  Despeje na tigela com farinha, comece a misturar de baixo para cima.
  4. Misture os ingredientes com uma colher até incorporar e então comece a sovar puxando a massa para o alto e voltando, como se fossem tapas. Sove por 5 minutos, neste ponto a aparência da massa vai mudar um pouco mas vai continuar molhada e pegajosa.
  5. Unte a outra tigela com azeite de oliva e transfira metade da massa para ela. Regue a massa com azeite de oliva e deixe escorrer para os lados. Prepare a tijela onde foi sovada a massa untando-a para deixa-la descansar



6. Cubra as tigelas com uma toalha e deixe a massa fermentar por 6 horas. Cubra as tijelas com um pano de prato.
7. Após 6 horas, a massa dever ter pelo menos dobrado, transfira cada metada para uma forma larga untada com oleo, tomando o maximo cuidado para não se perder as bolhas. Lembre-se a caracteristica do Pão de Ciabatta são inumeras bolhas de ar. Deixe descansar por mais 2 horas.
8.  Deixe crescer por mais 2 horas ou até dobrar de tamanho.
9. Borrife azeite, sal marinho e alecrim por cima.
10. Pré-aqueça o forno a 200 C e asse por cerca de 20 minutos ou até dourar bem por fora. Se o seu fogão tiver a função dourar coloque nela por 5 minutos.
11. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos.






                       Desfrute deste saboroso pão italiano com azeite. Yum...delicioso!

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede" (João 6.35).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.