Etiquetas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Construindo um Lar para a Honrar o Nome do Senhor




Esta semana recebi o meu primeiro exemplar da revista Above Rubies, que traduzindo é Acima de Rubis, como a Palavra diz em Proverbios 31, que o valor da mulher virtuosa é maior do que o de rubis. Eu me casei a exatamente dois meses e desde então eu comecei a escrever este blog orando ao Senhor, juntamente com meu amado esposo, que nós ajude a construir nosso lar sobre a rocha do Cristo e que Ele me ajudasse a ser uma mulher virtuosa. E como a Palavra nunca volta vazia Ele realmente esta me ajudando neste sentido. Uma amizade que eu fiz no Facebook me disse sobre esta revista cuja a assinatura é gratuita para os EUA onde eu moro. A revista é traduzida para os seguintes idiomas; Frances, Alemão, Hungaro, Polonês, Russo, Espanho e Eslovaco. Infelizmente ainda não é traduzida para o Portugues. Eu entrei em contato com a editora e autora de alguns artigos: Nancy Campell, pedindo autorização para traduzir este artigo, para que assim muitas pessoas de lingua Portuguesa pudessem ser abençoadas. Ele me respondeu dizendo que sim, eu poderia traduzir e publicar no meu blog. 
Traduzo então aqui, o artigo: "Building a Home to Honor the Name of the Lord", que é "Construindo um Lar para Honrar o nome de Deus", pela abençoada Nancy Campell que juntamente com o seu marido tem este lindo ministério para ajudar as familias pelo mundo, a se tornarem fortes no Senhor e construir seus lares na rocha do Cristo. Não é maravilhoso como Ele responde às nossas orações!



Construindo um Lar para Honrar o Nome de Deus

Por Nancy Campell, editora e autora da Revista ABOVE RUBIES
Tradução Ruth Ferraz, com autorização da autora

Ambos Davi e Salomão tinham uma ardente paixão para construir uma casa em nome do Senhor Deus (2 Cronicas 2.4-6).  Como mães e donas de casa,  esta deveria ser também nossa ardente paixão, construir uma casa que seja habitação para o Senhor e também para maridos e crianças.

Nos construimos esta casa, não só para nosso próprio nome e não para o nome de nossa posterioridade mas para o NOME DO SENHOR.  Este é uma GRANDE VISÃO, pois o Nome de Deus, vai para além da nossa imaginação. Deus tem muitos nomes para descrever Ele próprio. Um nome apenas não é suficiente para descrever todos o Seu carater, e mesmo assim a revelação de cada nome é apenas um vislumbre para descrever tudo o que Ele é. Seria necessário um livro inteiro para descrever tudo o que Ele é, nós vamos escrever apenas sobre oito "nomes de resgate Deus."

Estes nomes sozinhos vão dar-nos o entendimento  e visão para construir nossa casa para honrar o nome do Senhor, "Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores" (1 Timóteo 6.15).
     

OS NOMES DO SENHOR

Jeova-Jireh: O Senhor vê e providência

Nós lemos este nome em Gênesis 22.14. quando Abraão estava oferecendo seu amado Filho em obediência para o comando de Deus. Deus parou lhe e providenciou um cordeiro para o sacrifício. Jeova-Jireh fala das grandes provisões que Ele tem dado a humanidade, a provisão da Salvação e perdão dos pecados pela morte de Jesus na cruz. Mas Ele continua a ser nossa provisão. Mateus 6.25.33 e Isaías dizem nos que Deus vê todas as nossas necessidades antes que clamemos-lhe e ele tem prometido que seria nossa Providência.
  
Como nós podemos construir um lar para Jeovah-Jireh se nós estamos sempre resmungando que não temos isto ou aquilo? Como nós podemos construir um lar para Jeovah-Jireh se nós não estamos crendo que Ele nós dará um outro bebê? Deus nós prometeu que quando andarmos em obediência Ele providenciaria tudo aquilo que precisamos. Ele se revelou para Abraão como Jeova-Jireh por causa da sua obediência (Gênesis 22.1-19)


Jeová-Rapha: O Senhor é meu Curador


Este nome esta revelado em Exôdos 15.22-26. As crianças de Israel tinham vindo através do Mar Vermelho sobre a terra seca, mas agora eles não estavam andando por dias sem água! Eventualmente eles encontraram água, mas era amarga e eles não podiam tomar. Deus misericordiosamente mostrou a Móises  uma árvore para jogar na água e ela imediatamente ser tornaria doce. Então fez um estatuto e ordenança e disse: "Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura". (Exôdos 15.25-26)


O completo significado de RAPHA é cura, restauração, e fazer inteiro física e moralmente, e espiritualmente (Isaías 53.5, Mateus 8.17 e 1 Pedro 2.24), mas também fazer nosso espírito inteiro trazendo doçura para o amargas experiências que nós encaramos em nossa vida.

Nós estamos construindo nossa casa para Jeová-Rapha? Nós continuamente recorremos ao doutor ou nós recorremos ao Senhor para que Ele diga o quer que façamos? Pode sim requerer um doutor mas não é melhor primeiro ir para o Senhor e buscar a Sua orientação e pedir por Sua cura? A vida não é perfeita e muitas vezes há muitos desentendimentos, e diferenças em relações familiares. Você permite Jeová-Rapha vir em sua família para restaurar, curar trazer doçura novamente? Suas crianças vêem você confiando no Senhor ou nós recursos dos homens?


Jeová-Nissi O Senhor é o minha bandeira

Os ameliquitas vieram fazer Guerra com Israel. Moisés comandou Josué reunir os guerreiros para lutar com eles enquanto ele vinha para o topo do monte com "a vara de Deus" em suas mãos, a haste de prodígios que trouxe muitas pragas para o Egito, abriu o caminho no Mar Vermelho, e trouxe águas de morte para para os Egípcios. quando Móises a segurou em suas mãos, os Israelitas prevaleceram, mas quando eles tornaram-se dificieis e ele deixei eles para trás, os amalequitas prevaleceram. Então Araão e Hur ao lado dele segurando suas mãos. Enquanto ele segurou os milagrosos ajudantes como uma bandeira, Josué venceu Amaleque e seu exercito. Depois da Vitoria, Moisés construiu um altar e chamou ele Jeovah-Nissi: O Senhor é minha Bandeira (Exodus 17.8-16).

O inimigo esta ainda vivo hoje e vem fazer Guerra contra a nossa casa. Ele quer destruir casamentos e familias. As vezes você pode ficar cansado da batalha, mas nunca desista da causa da Bandeira de Deus. Levanta alto o nome de Jesus, continua em oração, e crendo  no Poder do Espirito Santo. Ajudando um ao outro quando vocês oram pela manhã e ao entardecer o Devocional da Familia, porque isto é como vocês estaram fortalecendo um ao outro os braços na batalha. Nunca deixe a bandeira arrastar na poeira. Nunca comprometa a verdade de Deus. Nunca assimile os humanisticos caminhos da sociedade. Segure a bandeira de Deus alto e sem medo.

A Palavra de Deus para você enquanto você enfrenta as batalhas contra os inimigos maiores e mais numerosos do que você: "E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,  Pois o SENHOR vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos". (Deuteronômio 20.3-4)


Jeovah-Qadash: O Senhor é o meu Santificador

Deus trouxe os israelitas do Egito com o braço forte e grande vitória , mas seu povo não conhecia ainda que seu Deus. Eles pensavam e agiam como os egipcios. Eles não tinham ideia de como Deus queria que eles vivessem e então Ele os manteve no deserto por quarenta anos para ensinar-lhes Seus caminhos e para santifica-los.

Este nome de Deus ocorre em Leviticos, o livro onde nós lemos todas as Leis e Estatutos que Deus deu para Seu povo para mostrar lhes como ser um povo como Seu coração gostaria. Em Leviticos 20.7-8, Deus diz; "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.  E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica" (Levitico 20.7-8). A palavra "santificar" é 'qadesh em Hebreu' e significa "purificar, santificar, fazer limpo, separar a parte exclusivamente para Deus".

Você esta construindo sua casa para a honra de Jeovah-Qadash?  Você deseja sua casa e sua familia separada a parte para os propositos de Deus ou sua casa parece como uma qualquer casa mundana com  estridente TV e argumentos e disputas?

Deus quer santificar cada membro da sua familia. Ele quer santificar lhes com a Palavra de Deus, o interior Espirito interior, e o sangue de Jesus, tão como Moises borrifou o sangue sobre as pessoas (Exodos 24.4-8). E como Deus santificou a casa de Salomão construindo para Ele, então Ele quis santificar o lar que você esta construindo para Ele.  2 Cronicas 7.16 diz: "Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias". Deus colocará o Seu nome sobre o seu lar quando estivermos separados para Ele.

Nós não precisamos escapar ou se seconder num arbusto para fazer isto. Nós podemos viver na cidade com o mal ao redor, e ainda estar a parte do mundo. Esta é a coisa incrivel sobre Deus.  Ele esta "separado dos pecadores" (Hebreus  7.26), e ainda Ele curva-se para os pecadores amando lhes e levantando-os.  Ele quer que façamos o mesmo - decepar do espirito deste mundo, mas prontos para ir no meio do mundo para alcançar com o Amor de Deus.

Vamos construir uma familia que seja limpa, pura, e separada a parte para o serviço do Senhor. Encorajando nossas crianças que eles foram nascidos para serem separados para o proposito de  Deus para eles. Qualquer coisa mais será uma perda de tempo para a vida deles.


Jeova-Shalom: O Senhor minha Paz


Por que os Israelitas faziam mal no sítio do Senhor, Ele permitiu os Medianitas virem contara eles e eles tornara-se escravos por sete anos. Eles destruiram o fruto de sua terra, confiscaram seus estoques, e deixaram lhes sem nada para comer. Em seu desespero os Israelitas clamaram ao Senhor e Ele ouviu o seu clamou. Deus veio a um homem chamado Gideon e comandou-lhe resgatar os Israelitas dos Medianitas. Gideão sentiu tão sem ajuda e fraco em seu própria força e duvidou que era realmente Deus falando com ele.

"Por favor, não deixe até eu trazer a você uma oferenda de alimento", ele perguntou ao Anjo do Senhor. Quando Gideão veio de volta e colocou a comida na rocha, o visão angelica tocou-lhe com a ponta de seu pessoal e fogo vindo da rocha se espalhou e cobriu e consumiu tudo. Gideão estava tão cheio de medo que ele tinha visto o anjo do Senhor face a face. Mas, "Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face.  Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas." ( Juizes 6.22-24).

Você esta construindo um lar de paz para Jeovah-Shalom  Transforme sua casa em um lugar de descanso ao invés de inquietação. Haverá sempre aborrecimento para pertubar sua familia, mas não permita eles chegarem até o seu limite. Procure sempre o Senhor ao invés. Minha preferida Escritura é encontrada em Isaias 26.3-4: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.  Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eternal"(Isaias 26.3-4).

Deus é maior do que qualquer trauma que aconteceu em sua vida. Quando você olha para Ele e confessa sua confiança nEle Ele sustenta você. Sua circunstância pode não mudra mas paz ira reinar em seu coração e lar.

Jeovah-Shalom quer Seu povo: "E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso" (Isaias 32.18). Não só quando tudo esta indo bem, mas no próximo verso diz: "Mas, descendo ao bosque, cairá saraiva e a cidade será inteiramente abatida.  Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas; e deixais livres os pés do boi e do jumento" (Isaias 32.19-20). Este é o tipo de paz que nos podemos ter quando nós cremos em Seu nome, paz quando tudo esta caindo ao nosso redor.

Jeovah-Tsidkenu: O Senhor minha Justiça


Nós lemos em Jeremias 23.5-6 que o nome de Deus é; "Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.  Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA". Se o Senhor esta habitando em nossa casa elas também deveriam ser chamadas: "O Senhor nossa Justiça."

Enquanto nós construimos para o nome de Deus, nós estamos constantemente  tentando banir o mal e procurando a Justiça  em nosso lar. Deus é amor e compaixão, Ele não pode ser Deus se Ele não é justo. Ele exige exatidão em pesos e medidas. (Leviticos 19.35-37 e Deuteronônimo 25.15). Qualquer coisa menos do que a perfeição  vem imperfeito para sua santidade e é por isso que precisamos do sangue de Jesus para cobrir nossos pecados (Romanos 3.23 e 1 João 1.7).

No entanto, contudo nos não podemos ser justo exceto com a vida de Cristo que vive em nós, nós devemos ter a mesma essencia que Deus tem. Ele odeia o mal e ama a justiça  e quer que façamos o mesmo. Deus não diz nos para tolerar o mal, como é a opinião popular hoje, mas ODIA-LO. O Salmo 97.10 diz: "Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal".

Romanos 12.9 diz: "Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem." Que significa estremecer com horror, com total gosto. É assim que nós sentimos em relação ao pecado? É assim que nos sentimos em relação ao mal em nossa casa? É assim que nós sentimos em relação ao mal em nossa nação?

É uma coisa poderosa construir uma casa justa. Não é fácil. O mal acha uma brecha para entrar em nosso lar. Esteja vigilante enquanto você constroi uma casa para o nome de Deus. Quanto mais e mais familias constroem um lar justo, mas a nação será uma nação de justiça. Acima de tudo é a Justiça que levanta uma nação. Proverbios 14.34 diz: "A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações."

Jeovah-Ra'ha: O Senhor é o meu Pastor


 


Como é maravilhoso que o Senhor revela Ele próprio para nós com diferentes nomes. Se nós conhecessemos Ele por um só nome, nós não entenderiamos completamente a plenitude que Ele é.  Nós vivemos no temor do justo, Santo Deus que deve julgar todo o pecado, mas Ele se revela para nós como o Pastor, aquele que se curva para atender nossas necessidades:

"Quem é como o SENHOR nosso Deus, que habita nas alturas?
O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra! "(Salmos 113.5-6),
que proteje-nos e reune-nos em Seus braços.

"Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente" (Isaias 40.11).

Este nome fala da intima relação que podemos experimentar com Ele, por a Palavra "pastor" também significa : ser um amigo, uma compania, guardarr compania com. Um pastor Bedoino em Israel testificou que mesmo  quando ele esta de olhos vendados ele é conhecer cada uma de suas ovelhas sentindo suas faces. Nosso Pastor quer ter  uma intima e terna um relação conosco. O Salmista chama Deus; "MEU Pastor", e repetidamente o Grande Pastor de ovelha chama nos "MEU rebanho".

Enquanto nós estamos construindo um lar para o nome de nosso gentil e terno Pastor, nos ensinaremos nossa crianças, que Ele quer ser seu pessoal Salvador e Pastor. Nos seremos cuidadosos em não fazer nada em nosso lar que aflija nosso Pastor que quer ser intimamente envolvido em tudo que fazemos.

Nosso Pastor tem um grande coração pastoreador e Ele quer que pastoreemos nosso  rebanho do mesmo modo que Ele pastorea o Seu rebanho. Pastoreamento é um grande ministério e nas Escrituras e no Hebreu a palavra "Pastor" nós encontramos que ele inclui o um terno e poderoso e ministério. Nós encontramos que o Pastor deve ser bravo e terno. Deixe Deus ensinar você enquanto você procura compreender.

Significa fazer amizade com e relacionamento íntimo curando o ferido e quebrado, bravamente lutando contra os inimigos, trazendo de volta os desgarrados e errantes, carregando as ovelhas perto do seu coração, confrortando, encorajando o cansado, eliminando medo na escuridão e tempos de ansiedade, alimentando, recolhendo em seus braços e para seu coração, gentilmente conduzindo, guardando e olhando sobre seu rebanho, guiando seu rebanho no "caminho certo", curando o doente, aumentando o rebanho, mantendo ele salvo, conduzindo para pastos verdejantes, nutrindo, perserverando até você encontra o que estava perdido, resgatando quando eles retornam para caminhos errados, restaurando, revivendo e refrescando), decidindo com sabedoria e discreção, sacrificando sua vida e seus projetos pelo seu rebanho, salvando seu rebanho, procurando e buscando pelos perdidos, fortalecendo o fraco, e ternamente, moldando seu rebanho. Senhor...que incrivel missão você tem enquanto pastoreia.

Abrace este maravilhoso papel. Isto não é insignificante. Eu sugeriria que você lesse o paragrafo acima muitas e muitas vezes . Ele é tão profundo para se compreender  em uma leitura. Você sabia que pastoreamento é falado na Biblia de Genesis até Apocalipse. Deus escolheu dois dos grandes lideres de todos os tempos do pastoreio de ovelhas, Móises e Rei Davi (Exodus 3.1-10 e Salmo 78.70-72). Deus olhou para os pais que pastoriariam diante de seu coração (Jeremias 3.15). Por causa do seu pequeno rebanho e realmente  Seu rebanho, ele requereu lhes nas nossas mãos (Exequiel 34.10). Ele quer diligentemente saber o estado de nosso pequeno rebanho (Proverbios 27.23).

Como nós podemos ser pastor que ele quer nos sejamos?
Nós certamente não podemos fazer em nossa própria força  e sabedoria, mas ser encorajados por Miquéias 5.4 que nos diz que o que Jesus Cristo nós fortalecerá:
"E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra".

Se é assim que  Ele pastoreia, este é o único caminho que nos podermos fazer isto também. Você pode fazer isto em Sua força.


Jeovah-Shammah: O Senhor esta Lá




 
Nós agora olhamos para o último redentor nome de Deus, outro precioso nome. Nos encontramos esta maravilhosa profetiva promessa em Ezequiel 48.35, "E o nome da cidade desde aquele dia será"O Senhor está Lá". O templo estava destruido, Judá havia estava cativo na Babilônia, e só um pequeno remanescente permaneceu na terra. Não parecia haver qualquer esperança  para a restauração de Israel ou o templo. Mas a promessa de Deus vem dar esperança. Novamente Ele disse em Ezequiel 43.7 que este seria o "lugar de meu trono, e o lugar do solo dos meu pé, onde eu habitarei no meio das crianças de Israel para sempre".

O entendimento deste nome é o santo e glorioso presente de Deus. Ele é Deus no meio! O que poderia mais poder No Velho Testaemntoe Deus habita em um temporario tabernáculo  (2 Samuel 7.6). Mas, quando Jesus morreu sobre a cruz, o grosso véu protegendo o Santo dos Santos foi dilacerado e agora Ele quer habitar em nosso coração. Ele também ama habitar em nossa casa, porque Ele é um Deus de habitação.

Ele quer viver e habitar com você em sua casa. ele que estar cada comodo de sua casa. Porque seu corpo é o espaço de habitação de Seu Santo Espirito, cada tarefa que você faz é sagrada.  Maternidade é uma santa carreita. Nada é mundano. Quando você  esta trocando fraldas, esfregando chão, lavando  pratos intermináveis ​​e lavando roupas, e atendendo às necessidade de seus pequeninos, Deus esta com você. Cada pequena coisa que você faz é sagrada e santa porque Deus esta com você.

Deus também quer se revelar para suas crianças o maravilhoso entendimento de Jehovah-Shammah. Enquanto você esta em casa com suas crianças e disponivel para eles, você mostra para suas crianças esta qualidade do carater de Deus. Suas crianças aprendem que "Deus esta sempre lá",  como você esta sempre disponivel e lá para eles.

Possa Deus colocar Seu Espirito Santo sobre você e você construir sua casa para honrar o nome de nosso Santo Deus.

Fonte: www.aboverubies.org
           Campell, Nancy. ABOVE RUBIES Magazine. Jun, 2013,  no. 87, pgs. 16-19.


 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.