Etiquetas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Socorro! Como eu posso ter PAZ em minha casa?

 


Por Nancy Campbell
Tradução por Ruth Ferraz

Cada um esta procurando por paz - paz em sua alma, em sua casa e em seu país. Paz é talvez a maior conquista que podemos ter. A coisa maravilhosa é que nos temos nossa própria  paz, apesar das circunstâncias. Podemos possuir uma mansão e todo o material abençoado e desejado e nos ainda podemos não ter paz. Podemos não ter nada e ainda ser abençoados com paz.

Deus é paz - o criador da paz, Jesus veio para guiar nossos pés no caminho da paz. (Lucas 1.79).  Ele disse "Venho e eu vou lhe dar descanso"... e " Minha paz eu vos dou "...Mas sua paz e descanso não são automáticos. Nada acontece por si mesmo. Como Henry Drumond disse: "A vida cristã não é casual mas causal". Nós não podemos fugir da lei eterna que diz que nós colhemos o que semeamos.

Em Zacarias 8.12 Deus disse: "Eu estou plantando sementes de paz e prosperidade entre vocês..." Deus fala estas palavras para encorajar as pessoas quando estavam construindo o templo de Jerusalém. Deus é um plantador de sementes. Ele não é só um Deus de paz, mas Ele semeia sementes de paz. Nos, que fomos criados na imagem de Deus, deveriamos ser plantadores de sementes de paz.

Como eu posso plantar sementes de paz em minha casa e família? Os itens seguintes são algumas sementes que você planta que ajudarão trazer paz para seu coração e casa.

Ore por Paz

Cada manhã quando nós temos nossa devoção em família (orações), meu marido ora para a paz encher nossa casa.  Se você constantemente ora por ela, nos estamos bem sobre o caminho fazendo-a acontecer.

Deus nos comanda orar pela paz em Sua cidade, Jerusalém, ( Salmo 122.6) É tão importante quanto orar pela paz em nossas casas. Você pode imaginar o que aconteceria se cada família orasse diariamente pela paz em sua família?

Fale Paz

Nós não deveríamos só orar por ela, mas falar dela. como nós estamos educando nossa crianças mais velhas, meu marido constantemente confessaria, "Eu sou um homem de paz" ou Eu sou para a paz".  Nós precisamos desta confissão no meio de nossa seis muito exuberantes e expressivas crianças. Infelizmente, nossas crianças tem sonoridade em seus genes. Meu marido vem para a família de nove crianças, que embora compromissados crentes e muitos estavam servindo ao Senhor tempo integral, tinham voz bem sonoras, e muito era, muito teimosos em dizer suas opiniões. Como nós amamos estar juntos.

Eu vim de uma família pequena, mas tão sonora quanto. Um amigo nosso, que viveu conosco por um tempo enquanto nos estávamos aumentando a família usava dizer: "Que esperança há para suas crianças com um tenor  Campbell como pai e uma soprando como mãe. Maravilhosamente, no meio de todos nos havia sonoridade, mas nos tínhamos uma atmosfera de paz.

Enquanto nos oramos por nossas crianças cada manhã, ministrando a paz de Deus sobre elas. Andávamos para nossa cozinha com nos " Evangelho de Paz" sapatos sobre nosso pés e liberando paz sobre cada uma de nossas crianças.  Ore isto sobre elas. Confesse isto sobre elas. Fale disto sobre suas vidas. Seja um portador da Bandeira da Paz, em vez de uma  porta-bandeira de tensão.

Paz é um nome, mas a Bíblia versa sobre ela. Ela diz nos para estender paz, perseguir a paz, amar a paz, fazer paz, estabelecer paz, pregar paz, proclamar paz, perseguir a paz e falar de paz. Isto é como aconteceu - por semeando as sementes. Jesus disse, " Abençoados são os pacificadores..." (Mateus 5.9) Você faz a paz acontecer?

Peça a Deus  para ajudar você ser um pacificador hoje. Eu sei não é uma tarefa fácil. Você tem que morder a sua língua. Você tem que praticar falar palavras que são de afirmação, encorajamento, conforto, perdão cura, ajuda, amorosidade, positividade, reconciliação, respeito, fortalecimento, suporte, gentil, doce, edificante, e saudável. Você tem que sorrir ao invés de ter uma carranca. Você deve pensar caminhos para se reconciliar.

Cale a sua boca

Talvez este é uma das maiores caminhos para guardar a paz. É fácil falar palavras que causam discórdia. É fácil reagir com palavras que causam dor ou insitam rebelião. É fácil responder de volta quando acusado. Eu sempre estou sempre sendo desafiado com reação de Jesus quando Ele foi acusado:

Isaías 53.7 "Ele foi oprimido, e Ele foi afligido, e não abriu a sua boca."

Mateus 26.62-63, "E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?  Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus".

Mateus 27.11-13, "E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.  E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.  Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?"

1 Pedro 2.23,"O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;"

Se nós não podemos dar uma resposta leve, é melhor não nem abrir nossas bocas! É preciso ter auto-controle, não é? Mas o Santo Espírito, quem é auto-controle, vive conosco e nós ajuda. Nós precisamos ter Provérbios 15.1 constantemente em nossas mentes e corações "A resposta suave volta o furor: mas palavras tristes agitam a ira".

Discipline sua Paz

Isto não sonoriza pacificamente, não é? Nós frequentemente pensamos que se balançar o barco, não teremos paz! Mas o contrário é verdade. Disciplina antecede paz. Leia isto novamente. Sim, disciplina antecede paz! Se nossas crianças estam jogando-se, desobedecendo,  sendo desafiador e causando estragos em casa, você não vai ter paz. Para ter paz, você deve lidar com a desobediencia e mau comportamento.

Provérbios 29.17 diz: "Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma".

Você quer descanso e paz na sua casa? Não passe por cima de desobediencia. Lide com os problemas. Semear amorosa, mas firme disciplina por desobediente comportamento e você obterá a recompensa do descanso. Muitos pais não tem descanso. Suas crianças são constante aborrecimento para eles porque eles não tem sido treinados. Eles gritam com eles mas seus comportamentos não mudam.

É uma alegria olhar pais que vivem uma vida de descanso. Eu penso que minha filha Evangeline, que tem nove crianças. Ela e seu marido Howard tem treinado suas crianças para responder com com pronta obediência desde o tempo eles eram bem pequenos. Eles lidaram com isto imediatamente e e tem colhido uma maravilhosa recompensa de descanso.  Suas crianças, tem idade de 15 anos para 16 meses, são extraordinariamente comportadas. Eles tem dado deleite para seus pais e cada um que esta ao redor deles. Eles podem ir em qualquer lugar com eles e confiar no comportamento deles. Evangeline vive uma vida de rainha por suas crianças não lhe darem incomodo.

Hebreus 12.11 reintera isto, "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela".

Eu fiquei surpreso ao ler Romanos 16.20 recentemente, "E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém". Você pensaria que quando se fala de Deus derrotando o mal ele estaria se referindo tanto ao Deus de Guerra ou o Senhor dos Exércitos (que é o Senhor dos Exércitos do Céu). Não seria um tarefa pacificadora derrotar Satanás. Seria Guerra de sangue e lágrimas. Mas, não.  É o Deus de paz que contunde Satanás. Eu estou certa disto porque nunca poderá ser verdadeira paz enquanto o mal reinar e por isso é que a recompensa desta Guerra é para trazer a paz.

Se você tem que ter um pequena Guerra antes de você ter paz, não esteja receoso. Cobrir todas as coisas não trará paz. É como a purulenta ferida que não vai curar até que esteja totalmente limpa. 


Observe suas prioridades

Lembre-se que maternidade é seu primeiro e mais importante chamado. Você é uma mãe antes de ser uma "homeschooler" (termo usado em inglês para designar a mãe que ensina os filhos na "escola em casa). Você é uma mãe antes de todas as outras projeções ou outras atividades externas que tiram o seu tempo. Quando você faz da maternidade a sua prioridade e esquece a culpa de ter que realizar outras demandas, você terá descanso.

Quando você sentir-se sobre carregado e tenso é que esta ultrapassado, pare e pense. Você esta envolvida em desnecessárias atividade fora de casa? Você esta correndo no carro mais do que em casa? Você parece uma mãe em casa, não no carro! Você não tem que ter crianças envolvidas em cada esporte e cada atividade extra curricular. É uma estratagema do inimigo para trazer tensão para sua alma distraindo você do poder de sua casa.

Não deixe boas coisas roubar de você  o melhor! Provérbios 24.15 diz, "Não armes ciladas contra a habitação do justo, ó ímpio, nem assoles o seu lugar de repouso".

Procure reconciliação

Você não pode ter paz se você tem relacionamentos rompidos. Para desfrutar de paz você deve procurar cura e restauração. Plante sementes de reconciliação. Você não terá paz até fazer isto. Não deixe o sol se por enquanto você ainda esta com raiva. (Efesios 4.26-27)

Esqueça as suas preocupações

Filipenses 4.6-7 diz, "Não seja ansioso por nada, mas em tudo por oração e por suplica, com a ação de graças, deixe seus pedidos serem conhecidos por Deus; e a paz de Deus , que supera todo o entendimento, guardará seus corações e mentes em Jesus Cristo". Em outras palavras, não se preocupe por coisa alguma! Mais fácil falar do que fazer! Mas se você quer paz, este é um habito que você precisa praticar.

Cada vez que você enfrenta um problema, em vez de preocupação, volte-se para o Senhor. Olhe para o Senhor mas do que as circunstâncias. É necessário um tempo para ter este hábito, mas ele irá mudar a sua vida. Você andar em paz no meio da tempestade.

Minha escritura favorita, uma especial para mães, e encontrada em Isaías 26.3-4, "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eternal".
Quando você cultiva o habito de trazer seus pensamentos para a vida do Senhor, nós teremos paz. Não somente paz, mas perfeita paz. É realmente uma palavra dupla no significado hebreu, paz, paz!


Unidade Marido/Mulher

Plante unidade em sua relação de casamento. Se vocês não tem unidade juntos, vocês não terão paz juntos e também suas crianças não terão paz. Quando há afastamento entre você e seu marido as crianças sentiram o peso disto. Uma vez que você planta as sementes. Não é que derepente acontece. Realize a verdade que Deus tem feito vocês um - não dois, mas um! Plante sementes para fazer esta unidade uma realidade. Diga: desculpa. Perdoe.  Engula seu orgulho. Torne você mesmo humilde. Cale sua boca. Fale palavras suaves. Submete para sua própria bênção.

Ame a Palavra

Nós plantamos sementes de paz em nossa casa quando nós amamos a Palavra de Deus e fazemos dela parte de nossa vida familiar. Nossas crianças deveriam ver que  nós ensinamos a Palavra, não porque é o que deveríamos fazer mas porque nós a amamos.

Salmos 119:165 diz, "Grande paz tem aqueles que amam a Sua lei, e nada causa lhes tropeçar".

Isaías 48.18 diz: "Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

Não é sempre fácil obedecer a Palavra de Deus. É geralmente o oposto do caminho que sentimos, mas obedecer traz paz.

Ama a Retidão

Salmo 85.10 diz: "Retidão e paz tem beijado um ao outro". Você não pode ter paz sem retidão. Eles são inseparáveis. Mas retidão e mais do que ir longe do mal.  E fazer corretas ações. Retidão não é passiva, mas viva. É revelado em suas feições faciais quando você sorri na sua família e fala coisas positivas, e sai seu alcance enquanto você trabalha e labuta para a bênção de sua família ou abraçar e abraçar seus filhos; ela mostra para você mesmo como você esta andando fazendo boas ações para sua família e outros.

Nós vemos isto em Isaías 32.17. "E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre". Você percebe que retidão é um trabalho E voce nota a causa e o efeito O efeito é a paz!

Este verso seguinte diz, "E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso." Se nós queremos paz em nossas casas nos devemos plantar sementes de retidão. O que quer dizer NÃO para certos programas de TV, DVDs e websites. Significa ter uma posição contra o mundo entrar na sua casa. Paz não vem  por compromisso ou ser sentir bem. Algumas vezes as pessoas confundem paz com calma. Todo mundo pode ter paz quando tudo esta perfeito. Verdadeiro descanso e paz esta sobre uma fundação de retidão. (Oséias 10.12)

Organizar sua casa

É difícil ter paz quando você vive em uma bagunça.  1 Timóteo 5.14 diz nós que a mulher deve "guiar, orientar a casa".  Esta palavra é traduzida da palavra grega: oikodespoteo, vem de duas palavras oikos- casa, e despotace- mestre. Deus tem dado esta responsabilidade a você de gerenciar a sua casa - manter ela em ordem e em funcionamento. Não se esqueça dos princípios de causa e efeito. Se você tem paz, faz coisas que trarão order e paz.

Desatravanque sua casa

Se suas louças e roupas estam um pilha e sua casa esta atravancada, você não será capaz de  de pensar corretamente. Ordem traz serenidade. Evangeline diz: "Desordem é pior do que sujeira!" Se você tem cargas de lixo isto pode ser assustador começar esta aventura. Pegue um comodo por vez. Seja implacável. Livre-se de tudo que você não precisa. Remova. O quanto mais você tirar, mais serenidade você terá vem para sua alma.

Se tornará você um semeador de paz? Quanto mais sementes você planta, mais colheita você terá.

Fonte: www.aboverubies.org
           Campbell, Nancy. REVISTA ABOVE RUBIES. 2008, número 75, pags.11-13.

Bibliografia: www.bibliaonline.com.br





 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.