sábado, 18 de outubro de 2014

Hamburguer Caseiro


Ingredientes:

- 1 kg de carne moida (pode ser peça pequena de picanha moí­da com gordura e tudo e mais 1/2 kg alcatra moí­da)
- 1 cebola media ralada, ou bem picadinha
- Manteiga ou gordura de coco (preferencial) para untar, e depois para grelhar
- 1 pitadinha de curry
- Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Unte uma assadeira com manteiga ou gordura de coco (preferencial) e salpique-a, por inteiro, com sal.

Em um recipiente, misture todos os ingredients a mão mesmo, menos o sal.
Modele sobre a assadeira untada, em hambúrgueres no formato tradicional, tí­pico e universalmente conhecido. Isso pode ser feito à mão, ou com a ajuda de anéis (aros) próprios para montagem de pratos. É importante que cada peça não saia muito fina, devendo atingir cerca de  2 cm de espessura.
Leve ao congelador!
Espere a carne congelar completamente (de preferência, 24 horas).
Em seguida, descole os hambúrgueres, um a um, da assadeira. Armazene em um saco plástico e coloque de volta no frezeer até quando for utilizar. Os hambúrgueres permancerão soltos e poderão ser preparados individualmente a qualquer tempo.

Preparando os hambúrgueres


Descongele os hamburgues que deseja preparar. Aqueça uma chapa ou panela de ferro, ao máximo.  Espalhe um pouquinho de manteiga na chapa de ferro. Deixe por 4 ou 5  minutos de um lado, vire e deixe por mais 5 minutos do outro lado. Assim que tiver virado de lado, pode colocar sobre a parte já grelhada ingredientes como queijo (algum queijo que derreta bem, como muzzarela ou queijo Minas curado) e tomate.
Pode-se acompanhar com cogumules (Shitake ou outro) refogados com bastante cebolas, manjericão, pimenta do reino, etc.
Sirva com salada, maionese, ketchup orgânico e  mostarda de boa qualidade. Cuidado. produtos industrializados contem muita quimica como glutamato monossódico e outros ingredientes que podem desequilibrar a nossa saude. Opte sempre belo mais natural.
Bibliografia:
pat.feldman.com.br

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