Etiquetas

domingo, 4 de agosto de 2013

Óleo de Coco





O óleo de coco virgem é um produto que deriva do fruto do coqueiro, cientificamente chamado Cocos nucifera L.. Ele solidifica-se abaixo de 25°C. É prensado a frio, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco maduro por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração.

O óleo ou azeite de coco é um óleo vegetal conhecido também como manteiga de coco substância graxa. É muito usado na industria de cosmeticos, na elaboração de sabões e cremes e atualmente tem sido muito usado na gastronomia devido às suas propriedades beneficas à saúde como:

- fortalecimento do sistema imunologico,

- facilita a absorção e digestão

- absorção de nutrientes

- ajuda na elimanação das gorduras acumuladas no organismo.

- hidratante e umedante para a pele e lábios.


Estas propriedades beneficas são devido as diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o  glicerol, que é importante para o organismo - com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades.

O óleo de coco virgem não é um medicamento e sim  um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco. Devido as pesquisas cientificas e a constação de suas qualidades positivas, muitos médicos tem indicado-o como complemento na alimentação, podendo ser  usado em substituição aos oléos vegetais comuns e a até a manteiga. Duas colheres de sopas acrescentados na dieta diaria segundo eles seria suficente. Temos usado na café da manhã: nos ovos mexidos e na vitamina. Pode-se ser usado em substituição a manteiga no pão ou torrada, e até substitui-la em algumas receitas.

O teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite humano, o que significa que ele é de fácil digestão, gerando energia rapidamente e efeito benéfico sobre o sistema imunológico.

Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gorduras trans, gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho, e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável".

Temos aqui duas receita deliciosas de Sorvete de Morango com Leite de Coco e Manjar, onde é usado o óleo de coco. Mas ele pode ser adicionado em qualquer receita em substituição à manteiga e ao óleo vegetal. Existem algumas marcas que tem um sabor de coco bastante forte, outras já nem tantos. Deve-se cuidar então para que o gosto de coco em comidas salgadas não fique muito forte, pois a quem não goste.

Fica aqui esta pesquisa desta Davida do Criador que é o óleo de coco. Como aqueles que querem oferecer o melhor para si mesmo e para os seus devemos procurar nos alimentarmos saudavelmente, pois o alimento pode ser nosso "remedio", mas sem estarmos fundamentados na Rocha do Cristo nada tem verdadeiro valor.

“O Senhor é bom. Eterna é Sua misericórdia”


Deus abençõe. 
                                       Ruth       
 

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_coco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.