Etiquetas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dicas para Cozinhar o Feijão


Feijão é um prato muito comum na mesa brasileira. O feijão preto, dizem é o mais nutritivo, ainda mais acompanhado de couve manteiga.

Fotos do feijão após cerca de 20 horas deixado de molho em água morna[...]

O feijão vai bem com arroz simples, acompanhando um bife simples, saladinha, verduras, etc. Depois que a gente enjoa de comer arroz com feijão, o feijão vira uma sopa e tanto!
 
Para cozinhar 500g de feijão, de qualquer tipo, deixe de molho entre 20 e 24 horas em água morninha (o suficiente para cobrir completamente o feijão).
 
No dia seguinte, depois de todas as horas de molho, a água fica meio turva, e por causa da fermentação, que provoca uma liberação de gases do feijão. A água também deve estar ligeiramente espumando. Nada com que se preocupar! Esse feijão vai para um escorredor e é totalmente lavado em água corrente antes de ir para a panela.

Antes de colocar os temperos para cozinhar é necessario se ferver até que espume bastante, ainda mais. Então lava-se novamente em água corrente para eliminar toda a espuma e gases, que no nosso estomago e instestinos poderiam provocar certo desconforto.

Preparo:
 
Refoga-se com 1 cebola média e 4 alhos ralados, quem gosta de carne, linguiça de peru ou frango (mais saudavel do que a de porco), pique e coloque junto para refogar.
 
Quando a mistura começa a dourar, coloca-se o feijão na panela aos poucos, com umas 2 ou 3 folhas de louro. Refoga, refoga, refoga, e cobre-se com água.
 
O cozimento lento leva de 3 a 4 horas, mas quem preferir pode colocar na pressão por 25 minutos.
 
Durante o cozimento acerta-se o tempero com sal (cerca de 1/2 colher de sobremesa) e pimenta do reino. No prato, quem gosta, usa um tantinho mais de molho de pimenta.
 
Mesmo deixando de molho e mesmo cozinhando lentamente, o feijão é uma leguminosa de difícil digestão, principalmente para bebês muito novinhos.
 
Não se esqueça de fazer a sua oração de agradecimento por este prato tão delicioso e nutritivo que o Senhor nós concedeu!
 
Bom apetite!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.