Etiquetas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Manteiga ou margarina?


 
Não há como negar que no café da manhã, muitos temos o hábito do pão com manteiga ou margarina e ai surge a antiga dúvida: qual dos dois é menos prejudicial a nossa saúde? Qual a diferença entre estas?
 
Tão comum nos dias atuais usar a margarina em vez da manteiga, mas muitas pesquisas mostram que a antiga e tradicional manteiga é a melhor opção. Sob o ponto de vista na escolha por alimentos mais naturais e obviamente mais saudáveis, deve-se escolher a manteiga, pois passa por menos processos industriais recebendo menos aditivos químicos. Dê sempre a preferência por alimentos mais “caseiros” observando sempre a confiabilidade de sua procedência.

Precisamos escolher sempre o melhor para nos alimentar, afinal somos o Templo, e este precisa estar sendo mantido da melhor e mais pura forma!
 
Veja aqui estes dois artigos interessantes que encontramos. O primeiro é das Personal Diet Roseli Rosi e Madalena Valdinoti, enquanto o segundo da nutricionista Ana Rosa Zaro.


Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras, que podem ser saturadas. Nesse caso, estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, também ricos em colesterol. No caso das gorduras mono e poliinsaturadas, estão presentes nos óleos vegetais.

Manteiga: é o produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol.

Margarina: obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas), que é um processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, a uma temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada (a alta temperatura modifica as moléculas). Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transforma as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas. De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo). Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos. Além do aumento dos níveis de colesterol, estudos indicam que as gorduras trans favorecem que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão. Portanto, se você busca manter sua saúde em dia, diminuir os níveis sanguíneos de colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por exemplo, as margarinas.

Substituições mais saudáveis:
Experimente o requeijão light, cream cheese light, queijo tipo cottage, pois além do valor calórico reduzido, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas. Além disso, têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição.
 

Mas se tiver que optar entre a manteiga ou margarina, opte pela manteiga, veja o que diz a nutricionista Ana Rosa Zaro:

"Muitos  acham que comer margarina light (creme vegetal) daquela marca mais cara é benefício para a saúde!

Vamos esclarecer essa questão??
A manteiga possui altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas, pois é feita a partir da gordura do leite. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais - ricos em gorduras insaturadas, ou seja: gordura trans!!!!! (Perigosas para a saúde).

Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a industria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, na minha opinião, também prejudicial a saúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes.

Resumindo....
-Comer margarina ao inves de manteiga aumenta em ate 53% o risco de desenvolver doencas coronarianas principalmente em mulheres;
- A margarina triplica o risco de doencas coronarianas e aumenta em ate cinco vezes o risco de cancer
- A margarina, aumenta o colesterol total, diminui o HDL ("bom" colesterol) e aumenta o LDL (colesterol "ruim")


Além disso:
- A manteiga, principalmente aquelas naturais, conhecidas como "manteigas da terra" tem acao anti-fungica e, ao contrario do que se pensa: NÃO AUMENTA O COLESTEROL!
- A manteiga é naturalmente rica em omega-6 (um tipo de gordura essencial ao nosso corpo)
- A manteiga aumenta a absorcao de alguns nutrientes presentes em outros alimentos como, por exemplo, vitaminas A, D, E e K, além de ser tambem fonte natural de algumas dessas vitaminas, enquanto que as vitaminas presentes na margarina são adicionadas industrialmente."


Ok, agora  as palavras seram da blogueria: Já que estamos sabendo bem a diferença entre manteiga e margarina, é bom escolhermos  sempre a melhor opção no caso a manteiga, mas se em alguma ocasião não tivermos como escolher, não precisamos temos, pois o Senhor é capaz de neutralizar qualquer mal. "Não é o que entra pela boca que nos contamina, mas sim o que sai do coração!", disse Jesus. Assim sendo, vigiando e orando, abençoamos a tudo e a todos, com a certeza de que nada nos fará mal.

Bibliografia:
http://www.anarosanutricionista.com/2011/05/manteiga-ou-margarina.html
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI268036-EI1502,00-O+que+e+mais+saudavel+manteiga+ou+margarina.html

Fonte da imagem:
http://viveda.blogspot.com/2011/02/manteiga-ou-margarina.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.