Etiquetas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mais uma Dádiva do Criador: Beringela


Salada de Beringela que pode ser servida como Antepasto
Fonte: Ruth Ferraz

Você sabia que a  beringela pertence  à familia do pimentão? Eu também não, fiquei sabendo na pesquisa que fiz para escrever este "post". Estudos cientificos mostram que ele pode reduzir até 30% da taxa do colesterol.  Por ser essa fruta ser rica em proteinas, vitaminas, (B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides,  que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a  arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.
 
 
As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.
Pode ser usada para preparar varios  pratos como suflês, tortas, salada, recheada entre outras varias formas como  até lasanha e A Parmegiana. Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimentão, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um óptimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.
 
 Com a berinjela, é possível se fazer tortas de sabor agradável. Se guardada dentro na geladeira que dura de uma a duas semanas. Algumas pessoas  costumam para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corta-la ao meio, esfregue -la com sal e escorrer, ou deixa-la aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorre-se e em seguida e seca-se com papel absorvente.  Segue uma receita deliciosa de Salada de Beringela, testada e aprovada por mim e minha familia, que também pode ser usada como antepasto.


                                     
                                         
SALADA DE BERINGELA
 Ingredientes:
- uma  beringela grande picada com casca (como mostra a foto acima)
- um pimentão vermelho picado
- 1 cebola vermelha picada picada
- 3 colheres de salsinha picada
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de pimenta do reino
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Preparo:
Fatiar a beringela em pedaços cilindricos e cozinhar por 10 minutos após a aguar ferver.
Escorrer a água em uma peneira espremendo um pouco para sair toda a água
Misturar ao pimentão, salsinha  e a cebola picados.
Temperar com o azeite, vinagre, sal e pimenta.
Refrigerar por uns 30 minutos.  Servir gelado!
Bon Appetit!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.