Etiquetas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Salmão grelhado


Salmão grelhado
Oi gente, tudo bem? Alguns dias atrás publiquei a receita de uma deliciosa salada refrescante feita com acelga, pepino, tomate e hortelã que servi para meu esposo num almoço (se você não viu confira aqui nesse link). Nesse mesmo post aprendemos que cozinhar bem, nem sempre é suficiente para provocar “aquele” efeito, como diz o ditado, primeiro comemos com os olhos Aprendemos também que não é preciso ser nenhum chef de cozinha, e nem de ingredientes sofisticados para levar à nossa mesa pratos bonitos, é preciso carinho e um pouco de criatividade.
Dica: O prato do dia pode ser feijão com arroz, mas ainda assim embeleze-o para sua família, ok? Dê esse toque de carinho e você verá a diferença! Folhas de hortelã, salsa picada, folhas de louro, azeitonas, casca de tomate, cebolinha verde, galhos de salsinha…são apenas alguns ingredientes que você pode usar para dar um toque especial aos seus pratos.[...]
Bom, para acompanhar a salada refrescante decidi preparar um salmão grelhado.
Comprei um filé de salmão (com a pele) de aproximadamente 1kg, cortei, temperei com sal, suco de limão, pimenta calabresa desidratada, mistura de alho, cebola e salsa desidratada e deixei marinando por cerca de 1 hora.
Salmão temperado com sal, limão, pimenta calabresa desidratada e uma mistura de alho, cebola e salsa desidratada
Dica: Prepare deliciosas torradinhas! Corte fatias de pão, unte com margarina ou regue-as com azeite extra virgem (também fica uma delícia, além de saudável). Polvilhe pimenta calabresa desidratada (a gosto), orégano e uma mistura de cebola picadinha e alho ralado e asse em forno pré-aquecido até ficaram douradinhas. Se desejar, antes de polvilhar esses ingredientes, coloque lascas de queijo mussarela sobre as fatias de pão e então polvilhe os ingredientes e asse. Faça e depois me conta viu?

(Voltando ao salmão) Depois aqueci um pouco de azeite numa frigideira antiaderente e grelhei o salmão (começando pela lado com a pele).
Eu preferi deixa-lo bem passado, mas há quem prefira deixar o salmão “ao ponto”, ou seja grelhando por cerca de 1 min e meio de cada lado; assim o salmão fica levemente cru ou rosado por dentro, argh…não desce! Fica a gosto de cada um.
Na hora de servi coloquei os pedaços de salmão num prato raso branco, polvilhei salsa desidratada na borda do prato, fiz uma rosa com casca de tomate e finalizei com duas folhinhas de louro. Simples, lindo e gostoso.
Dica: Como era somente para meu esposo e eu, grelhei apenas 3 pedaços. Guardei o restante na geladeira e acrescentei à marinada um fio de azeite extra virgem. Quando grelhei dois dias depois, o salmão ficou ainda mais gostoso. Macio, suculento…uma delícia!
Usei folhas de louro, casca de tomate e salsinha picada para dá um toque de carinho ao servir esse delicioso salmão grelhado
P.S. Sabe aquele ditado: A primeira impressão é a que fica? Pois bem, a primeira vez que comi esse peixe num restaurante, não gostei dele não viu, pois estava ressecado, insosso…horrível! Apesar de ter ouvido falar dos seus benefícios para nossa saúde e muitas pessoas dizerem que era gostoso, que era isso, que era aquilo, a impressão que ficou foi a que ele era um peixe massudo, ressecado e insosso, por isso nunca fiz questão de comprar para fazer em casa. Claro que estava errada. Julguei o coitado por conta de uma má preparação…

As vezes na vida acontece a mesma coisa. Nem sempre a primeira impressão que temos de uma pessoa é a realidade e temos que ter cuidado para não julgar alguém sem nem ao menos conhecer….
É isso.

 Espero que tenham gostado da receita, das dicas e desejo que Deus abençoe a vida de vocês grandemente.

 Fonte: Recanto da Alma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.