Etiquetas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Stevia, adoçante natural



Desde de adolescente eu sei que o açúcar refinado faz mal a saúde. Desde então tenho procurado alternativas mais naturais: açúcar mascavo e mel, mas descobri que,muitas vezes,  o mascavo é o branco mascarado com melado. Os adoçantes artificiais apesar de não conterem calorias são muito químicos, com sacarina e cliclamato, é mais perigosos à saúde do que o açúcar refinado.[...]


Já fazem mais de 15 anos eu descobri a stevia, que é uma folhinha que tem o poder adoçante 300 maior que o açúcar comum e tem a vantagem de não apresentar gosto residual, sendo agradável ao paladar. 1,0 g de esteviosídeo possui aproximadamente 3,8 Kcal e adoça o equivalente a duas colheres de sopa de açúcar comum (sacarose).


Atualmente devido as suas vantagens esta plantinha tem se espalhado por todo mundo e já tem até americano que a tem plantada no seu jardim. Eu já experimentei a folha e é realmente muito doce e agradável.

Fui pesquisar na internet e encontrei isto: " Espécie do gênero Stevia, família Asteracease, originária da América do Sul, na Serra de Amambaí (MS), região limítrofe entre o Brasil e o Paraguai. Planta de hábito arbustivo que forma, com o tempo, múltiplos brotos e mede de 40 a 80 cm de altura. A raiz é perene, fibrosa e filiforme.  A Stevia, denominada de estévia, se tornou bastante popular quando um poderoso adoçante oriundo de suas folhas passou a ser utilizado na forma de um extrato em pó nos países da América do Sul. Já era utilizada pelos índios guaranis para adoçar remédios."(Wikipédia).

No Mercado

Na sua forma natural, o esteviosídeo é um pó branco, sendo apresentado nesta forma ou na forma líquida (diluída). Algumas empresas já estão disponibilizando produtos como achocolatados, condimentos e gelatinas. Mas é preciso tomar cuidado ao compra-la industrializada pois muitas vezes esta misturada com outros componentes químicos. Veja no rotulo se contém só o steviosideo puro. No Brasil existe uma marca muita boa e pura, que produz o Stevita, em gotas (que tem a tampa cor de laranja) e em pó, bom também para o preparo de receitas.

Saúde

Preservar a saúde é um dever, e depois para que ficar se entupindo de coisas que não são saudáveis, como o açucar, se hoje em dia existe alternativas bem melhores. Pense que no tempo de Jesus tudo era natural, não existia estes produtos refinados que existe hoje, provalmente eles adoçavam com mel! A Bíblia cita muitas vezes: "doce como o mel". Mas lembre-se sempre: "não é o que entra pela boca que nós contamina e o que sai do coração", como disse Jesus.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stevia_rebaudiana

 
 
Ruth        





3 comentários:

  1. Lindo minha amiga, amei tudo por aqui!
    Parabéns e obrigada por compartilhar dicas super interessantes.

    Beijos e boa noite! ♥

    ResponderEliminar
  2. Não tinha percebido, agradeço por divulgar meu banner aqui no teu lindo espaço, vou levar o teu link para divulgar no meu cantinho.

    Um grande abraço, Deus te abençoe!

    ResponderEliminar
  3. Eu é que agradeço a visita amada!
    Obrigada por divulger meu banner, mas dá uma verificada pois tem alguma coisa errada.
    Bom fds c Jesus! ♥

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.